Quando falamos em arquitetura moderna todos lembram dos suntuosos edifícios projetados por Niemeyer em Brasília, mas o modernismo foi um movimento que se espalhou pelo Brasil afora...
Supremo Tribunal Federal - Brasília
E em Florianópolis, não foi diferente, pesquisando um pouco sobre o tema, descobri inúmeros prédios com influências modernistas na cidade. Cada livro que leio, blogs que acesso, ou andanças pela cidade, faço uma nova descoberta.
Para identificar um prédio moderno é simples, somente tentar encontrar estes pontos definidos pelo arquiteto Le Corbusier:
1 - Construção sobre pilotis: pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito de pessoas abaixo da construção.
2 - Terraço jardim: "recupera" o solo ocupado pelo prédio, transferindo-o para cima do prédio, na laje, em forma de jardim.
3 - Planta livre: as paredes não exercem função estrutural.
4 - Fachada livre: da mesma forma que na planta livre, lembrando que não são permitidos ornamentos nas fachadas.
5 - Janelas em fita: a janela é posicionada de acordo com a melhor orientação solar, ficando de um ponto ao outro da fachada.
Vamos aos exemplos:
Edifício das diretorias, um dos melhores exemplos modernistas de Florianópolis, inaugurado em 1961 (Notar a presença do vão livre no térreo, sustentado pelo pilotis):
Calçada em petit pave em referência ao calçadão de Copacabana:
Assembléia Legislativa de SC, inaugurada em 1970:
Clube 12 de Agosto (Av. Hercílio Luz) , com um lindo mosaico de Rodrigo de Haro ao lado direito
Instituto Estadual de Educação, inaugurado em 1963
Lagoa Iate Club no Canto da Lagoa. Projeto de Niemeyer:
Prédio da empresa de energia Celesc, no Itacorubi:
Prédio da OI no Itacorubi, enfrente a UDESC:
Prédio sede da Eletrosul, inaugurado em 1978:
Reitoria da UFSC na Trindade:
Terminal rodoviário Rita Maria, inaugurada em 1981:
Lembrando que estes são alguns exemplos... Florianópolis está repleta de elementos arquitetônicos históricos que fazem parte de um patrimônio muito importante para a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário