segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Minha ida ao Rio de Janeiro

Ir ao Rio de Janeiro, o sonho:



  Desde criança tive o sonho de conhecer o Rio de Janeiro, via aquelas imagens lindas pela televisão e ficava maravilhado com o Pão de açúcar, Cristo Redentor, Copacabana, Desfile das escolas de samba, e por ai vai... Que são apenas algumas coisas que eu acho lindo no Rio. Mas ir ao Rio parecia algo tão distante, um sonho muito difícil de alcançar, até porque minhas condições financeiras são poucas. Eu pensava: "Quem dera um dia conhecer este lugar, desfrutar destas belezas, conhecer o lugar que coloca o Brasil no mapa para o mundo inteiro, mas é só sonho, que pena."

A realização:

  Alguns anos se passaram, me tornei maior de idade, consegui juntar uma grana, e o desejo de ir ao Rio continuou, até que certo dia entro no facebook e vejo um anuncio de uma empresa de viagens,(que depois explicarei que não é empresa de viagens coisa nenhuma!). Um preço acessível,  passagens aéreas e hotel com café da manhã incluído. Pensei: "Tá na hora de realizar este sonho, eu vou ao Rio!". Mas teria que ir sozinho pois minha namorada não poderia ir, decidi convidar o Adriano um amigo meu, E ele topou!
  Então assim que ele topou, contatei o rapaz da "empresa" e peguei os dados para depositar o dinheiro. Depositei a grana, data de viagem marcada, ai eu soube que iria com um grupo de pessoas tipo viagem de excursão, até ai tudo bem, o problema foi que o dono da dita "empresa" não me deu comprovante nenhum, não foi capaz de avisar o nome do hotel, e não contratou nenhum tipo de seguro. Fiquei com a pulga atrás da orelha.

O começo da viagem

  Chega o dia, malas prontas e ansiosidade a mil, primeira viagem de avião dá aquele super frio na barriga, hehe. Chegamos no aeroporto na hora combinada e encontramos o rapaz e mais um pessoal, ao todo 10 pessoas. E todos que olharam pra mim e para o Adriano ficaram impressionados pela nossa idade, e nós, com a idade deles! Pois era um pessoal já com uma idade digamos mais "velha" que a nossa, ai falei ao Adriano: "Rapaz somos os mais novos da turma sem experiência nenhuma em viagens, mas vamos lá, vamos conhecer esse pessoal e ver no que vai dar". Embarcamos no avião, nervosismo estava grande, hehe. Sentei na janela, essa era a minha vista:

Recomendo a todos pelo menos uma vez na vida viajar de avião, é uma sensação de liberdade, de emoção muito boaaa!


  Uma hora depois desembarcamos no Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa. Entramos na van que o rapaz da "empresa" contratou e fomos ao hotel. O hotel se chamava "Pompeu" um hotel digno de roma antiga mesmo até no nome, pois era um prédio antigo reformado e com inúmeros defeitos, cada quarto tinha a sua peculiaridade, Um era menor que quarto de motel, Outro faltava azulejo no banheiro, o nosso não abria a janela, rsrs. Mas pela recepção que tivemos dos funcionários até que estes erros pelo menos para mim foram absolvidos. O hotel é localizado no centro do Rio em uma área mais histórica e com muuitas casas antigas, mas relativamente perto das áreas famosas de lá. 

  Logo na primeira noite já fomos a Lapa, lugar muito famoso no Rio pelas dezenas de barzinhos e uma vida noturna agitada. 

 Conhecemos um pouco nossos parceiros de viajem e tomamos muita cerveja (Adriano que o diga) hehe. Foi a partir do segundo dia que todos nós começamos a perceber como o nosso "guia" realmente era falso, Nós que tivemos que correr atrás dos passeios e ele foi capaz de dizer que "não estava lá para andar com ninguém pelo braço" só que pesquisando eu descobri que se uma agência vende um passeio em grupo ela tem o dever de ter um guia credenciado tanto na cidade de origem quanto na de destino!
 Mas tudo bem relevamos e começamos a decidir os lugares a visitar, tudo pela nossa conta. 

No primeiro dia: Visitamos Copacabana, Maracanã, Cristo Redentor, Marquês de Sapucai, Catedral Metropolitana, Escadaria Selaron e Pão de açúcar. Isto com nosso "guia" conosco. Mas a Dona Marilu que correu atrás de uma guia do Rio para nos apresentar a cidade em um city tour.
Surpreende o tamanho do Cristo Redentor

Segundo dia: Saímos cedo, fomos a inauguração da Praça Mauá, onde iria ser inaugurado o Museu do Amanhã, que pena que quando fomos ainda estava fechado, 
Fiquei com desejo de conhecer este museu, fica pra próxima. 

Depois fomos ao museu do Valongo, fomos ao feira hippie de Ipanema, e de tarde fomos ao Arpoador e a Copacabana. Maravilhoso passar o final de tarde em copa tomando um chopp

Arpoador, vista linda

Adriano, eu e o Léo em Copacabana


Terceiro dia: fomos no desfile de 7 de setembro na avenida presidente vargas, depois fomos a praia de botafogo, achei um restaurante muito bom lá e todos me elogiaram, obrigada pessoal :). depois a tarde eu e o Adriano somente, seguimos até o Parque Lage, Jardim Botânico, passamos pelo bairro da Gávea, fomos no Leblon e ainda caminhamos pela praia até Ipanema

Achei realmente lindo, como de muitos lugares da zona sul do rio é só olhar para cima que você vê o Cristo Redentor. Muito bem localizado


Vista pão de açúcar da praia de botafogo 

Quarto dia: fomos a Cinelândia, Biblioteca Nacional, Monumento aos mortos da segunda guerra e ao Saara fazer compras. Mais uma vez achei um restaurante ótimo e barato (me especializei nisto) hehe. Depois, á tarde foi hora de voltar ao hotel e esperar o transporte para ir ao aeroporto e voltar para casa

A volta:

 Voltando para casa já na van todos começaram a me elogiar, de que fiz um papel ótimo, pesquisando os lugares para se visitar, ajudando todo o pessoal mais velho, durante os passeios, e sendo quase um guia, o que não tivemos lá. Eu agradeço muito estas pessoas, especialmente a Divina, Marilu, Zenita e a Gi. Por todo o apoio que vocês me deram e pelos elogios. Esta viagem ao Rio fez alguns pensamentos meus se reencontrarem, aprendi a seguir mais meus instintos e de acordo com todos os conselhos pretendo ainda ser um Guia de Turismo, esse sonho cresceu dentro de mim, e acho que é a minha vocação, estou lutando para realizá-lo. 

 Ao rapaz da "empresa" que foi conosco ao Rio desejo que se especialize e tenha sucesso na sua carreira. E pondero que se você trabalha com pessoas, nunca, em momento algum as desrespeite. Durante a viagem eu presenciei momentos de desrespeito com pessoas que tem idade para serem avós, e com humildade e fazendo o certo dentro da lei você terá sucesso. Algumas pessoas que estavam conosco, caíram em área de risco de assaltos, o nosso hotel era uma área de risco, e você não quis se responsabilizar por isso. Graças a Deus e ao nosso cuidado nada de ruim aconteceu. 

 Conhecemos o lado perigoso do rio e o lado bonito, famoso. Poucas pessoas que vão ao Rio conhecem o lado perigoso, passamos por alguns momentos de angustia, como saindo do metrô ver a policia empunhando arma para vagabundos na nossa frente. Mas tudo no final deu certo, foi uma experiência que levaremos para a vida. 

 Se tudo der certo daqui algum tempo voltarei ao Rio, desejo passar um carnaval na marquês de sapucaí vendo os desfiles. Amei este lugar, e sim, apesar de tudo, violência, matança, tráfico. O Rio é uma cidade maravilhosa, povo muito acolhedor e humilde, que está sempre disposto a ajudar o turista. 

 Obrigado Rio













Um comentário:

  1. Foi muito informativo, auxiliou em gerar um guia do que fazer e quais cuidados.

    ResponderExcluir